Clínica Mens Sana
Frei Albino Aresi
 

   
News
   
 
Distimia: O QUE É DISTiMIA?
Fonte: Clinica Mens Sana - 22/05/113
 
Distimia é um processo depressivo crônico, que costuma aparecer já na adolescência ou mesmo na infância e se caracteriza por estados de melancolia, depressão, irritação com imperfeições alheias, baixa autoestima, perfeccionismo, autocrítica exarcebada, etc.
Este termo DISTIMIA, veio substituir outros como Neurose Depressiva, Depressão Neurótica, Neurastenia, Transtorno Depressivo de Personalidade, etc.
Quem sofre de Distimia terá eventualmente concomitância de outras patologias em alguma fase da vida, tais como:
• Fase de depressão forte.
• Ataques de pânico.
• Sintomas Obsessivos.

A Distimia está ligada a uma alteração de Serotonina no cérebro, e esses outros quadros clínicos também. Ou seja, não se trata de duas ou mais doenças, mas sim de diferentes manifestações do mesmo problema bioquímico cerebral. Também existe maior incidência de alcoolismo, abuso de drogas.
Por achar que é seu jeito mal humorado de ser o problema maior é que o paciente procura uma terapia e aí descobre ser portador de Distmia e esse sim é o problema de base, o qual deve ser tratado e provavelmente os outros problemas irão melhorar em decorrência desse tratamento

CAUSAS
Existem vários fatores que contribuem para o aparecimento da Distimia, mas nenhum é causa única do seu desenvolvimento. Isso quer dizer que ela nunca é causada por um evento único, mas por um conjunto de circunstâncias externas à pessoa, mais um conjunto de fatores internos, constitucionais, genéticos e predisponentes , tais como:
• Relações familiares complicadas na infância;
• Pais abusivos, agressivos;
• Famílias que tenham outros membros com depressão, pânico;
• Famílias com incidências de distúrbios de personalidade, abuso de álcool, tranquilizantes, drogas;
• Doenças incapacitantes, cegueira, surdez, lesões, acidente vascular cerebral, stress extremo, etc.

TRATAMENTO:
Embora a intensidade da Depressão Distímica não seja tão forte quanto em outras formas de depressão, a Distimia exige doses mais altas de antidepressivos e por muito mais tempo do que Depressão Cíclicas.
A psicoterapia é extremamente útil no controle da Distimia, pois vai ajudá-lo a mudar hábitos de toda uma vida que se formaram dentro do contexto de baixa autoestima de grande autocrítica.
Não Há antidepressivo que modifique qualquer comportamento. Mesmo que a disposição e o humor melhore, ele precisa mudar seu comportamento, justamente para começar a atrair situações boas e descondicionar e adquirir novos hábitos e novas relações.
 
   

   
 
       
  Av. Cons. Rodrigues Alves, 820 - 4º andar
040114-010 - São Paulo - SP
Fone: 55 (11) 5549-2811
Email: menssana820@hotmail.com

© 2013, Mens Sana - Todos os direitos reservados.
Criação e Desenvolvimento: Opção Multimídia